Água para Elefantes - Sara Gruen

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo - nunca falou a ninguém sobre o período em que trabalhou no circo. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento. Ele acaba sendo admitido no Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes - primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August e depois por Rosie, a elefanta que deveria ser a salvação do circo.

Avaliação: ★★★

Realmente me surpreendi com esse livro. Admito que no início fiquei no preconceito de que quem tinha estrelado o filme era o Robert Pattison (sim, eu não gosto dele e nem do Zac Efron) e portanto o livro não seria bom (como achei em Crepúsculo), mas esse preconceito foi embora bem rapidinho.

O livro se trata de Jacob, que após perder os pais, larga a faculdade de veterinária e acaba parando no "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra", onde acaba conhecendo Marlene e seu marido, além de fazer uma amizade com uma linda elefanta, chamada Rosie. O livro se passa em 1ª pessoa, narrando à vida atual de Jacob, com 90 ou 93 anos e quando ele trabalhava no circo, em seus 23 anos. No circo, ele conhece várias pessoas, mas acaba se interessando por Marlene, a esposa de August e estrela de um show de cavalos.

Achei super interessante ela abordar o que realmente acontece no circo, depois do show. Ela mostrou o abuso que os animais sofrem, e não só animais, mas também vários trabalhadores que são muito explorados. Além de Sara ter feito Rosie uma personagem bem humana. Por quê? Por que ela consegue ver o bom e o ruim e sabe amar e ser fiel. Achei muito legal a autora destacar tanto um animal.

Em geral, os personagens são maravilhosos. Tanto Jacob no passado e no presente é divertido e suas memórias são tão detalhadas que você se sente praticamente dentro do livro presenciando a cena. Há personagens que nos surpreende e nos encanta, e o amor proibido de Marlena e Jacob é o que destaca o livro. . Porém, não gostei muito do fato de ela deixar os personagens secundários meio ofuscado. Achei que ela poderia ter explorado mais a vida deles e o modo que agem às vezes, e seria muito interessante saber um pouco mais sobre eles.


O que eu me surpreendi foi à facilidade que eu li esse livro. Sara Cruen conseguiu escreveu um livro muito bom, com uma leitura de ritmo muito agradável e gostoso, principalmente por saber descrever precisamente várias coisas, sem ficar enrolando em um ponto que a leitura fica chata e maçante.

"A vida é o maior espetáculo da Terra."

4 comentários:

  1. Não li o livro nem vi o filme pois também tive um pouco de preconceito por causa do Robert. Mas após ler sua resenha mudei de ideia, parece ser bom. Os maus-tratos aos animais acontecem mesmo e abordar este assunto junto a um romance me interessa bastante hehe Adorei!

    Vem conhecer o Just Babis (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li o livro por que uma prima me emprestou e eu amei.
      Eu também gostei muito disso, por que normalmente essa parte é ignorada.
      Muito obrigada e vou dar uma passadinha lá (:

      Excluir
  2. Esse livro é incrível. Fico imaginando todo o trabalho de pesquisa da autora e cada detalhe que ela precisou se informar para poder compor o livro.
    Vale a pena a leitura. Minhas amigas acharam chato, mas eu gostei tanto. A leitura fluiu e eu só queria saber o destino de Jacob e Marlena.
    O final, nossa, é lindooooo.
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei também! Mas depois da morte de você sabe quem, ele fala o que acontece.

      Excluir