Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios — Rick Riordan

Sinopse: Percy Jackson é filho de um deus. Ele está para ser expulso do colégio... De novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas mais um de seus problemas. Além do transtorno de déficit de atenção e da dislexia, parece que, ultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saíram dos livros de mitologia grega diretamente para a realidade.

E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele. O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá de encarar o pai que o abandonou resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Avaliação: ★★★


A história conta sobre Percy Jackson, um garoto de 12 anos que tem dislexia e déficit de atenção e mora com a mãe Sally e o padrasto Gabe. Após um incidente com sua professora, que na verdade era uma Benevolente mandada por Hades a procura do Raio de Zeus, Percy descobre que ele é um semideus, mas não qualquer semideus, mas sim filho de Poseidon, rei dos mares. Ao descobrir isso, sofre um grande perigo, pois todos estão atrás dele pensando ser o ladrão de raios, então sua mãe e seu melhor amigo, Grover, que na verdade é um sátiro, o levam para o Acampamento Meio Sangue, o único lugar seguro para semideuses (filho (a) de um Deus/Deusa com um humano). Porém, no caminho, algo inesperado acontece e ele e Grover seguem em frente sem a mãe de Percy.

Ao chegar ao acampamento, Percy conhece várias pessoas, entre elas Annabeth Chase, filha de Atena, e Luke Castellan, filho de Hermes, com quem faz amizade imediatamente. Depois de experiências surpreendentes no acampamento e da aparição de Hades, deus do mundo inferior, Percy parte em uma missão em busca de sua mãe e recuperar o raio.
Assim, com Annabeth e Grover, Percy Jackson partem para uma perigosa aventura cheia de descobertas, desafios e obstáculos.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é um livro maravilhoso e divertido. Sua linguagem é simples, jovial e com um ótimo ritmo de leitura. Achei esse livro perfeito para os jovens saberem mais sobre mitologia e se interessarem a procurar mais. Apesar de muitos acharem que vai ser uma leitura maçante cheia de informações mitológicas chatas em sem graça, o autor fez com que toda informação fosse passada de uma forma cômica e descontraída. Rick Riordan fez um livro magnífico e muito bem elaborado.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos.

Obs.: Para as pessoas que só viram o filme e ficam com receio de ler o livro, é bom saber que não tem nem um terço do livro na adaptação cinematográfica.


"Você deve ir para o oeste e enfrentar o deus que se tornou desleal
Você deve encontrar o que foi roubado e devolver em segurança
Você será traído por aquele que o chama de amigo
e no fim não conseguirá salvar aquilo que mais importa."

— Profecia Percy Jackson e o Ladrão de Raios 

4 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro do Rick Riordan, acredita? Tenho super curiosidade, pretendo ler em breve.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu já li todos da coleção Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olímpio (meio que uma continuação com mais personagens de Percy e não é só mitologia grega, mas também romana)e As Cronicas dos Kane (EU AMO! Esse é mitologia egípcia.)
      Eu adoro a escrita dele e eu aposto que você também vai amar.

      Beijos!

      Excluir
  2. bom li o livro achei bem legal mas não digno de 5 estrelas, mas valeu a pena a leitura sim

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei digno de 5 estrelas, principalmente por que eu era totalmente ignorante sobre outras coisas além de HP, mas quando peguei pra ler achei simplesmente fantástico, e me apaixonei por mitologia.

      Excluir