Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Avaliação: ★★★

Em Jogos Vorazes, vemos uma América do Norte futurística. Em seu lugar, está Panem, formada por 13 Distritos e uma Capital. Para assegurar seu poder, todo ano, a Capital promove os chamados Jogos Vorazes, um reality show composto por uma menina e um menino de cada distrito que lutam até a morte até finalmente tenha um vencedor.

A protagonista, Katniss Everdeen, 16 anos, mora no Distrito mais pobre, o Distrito 12. Após a morte de seu pai, Katniss é a responsável por cuidar de sua família, sua irmã e sua mãe, caçando ilegalmente para conseguir um pouco de comida e sustenta-las.

Todos estão se preparando para a colheita dos Jogos Vorazes, esperando que seus tributos sejam escolhidos, quando finalmente, Prim, a irmã mais nova de Katniss, é a escolhida, a protagonista entra em desespero e se oferece como tributo feminino no lugar da irmã.

O livro é magnífico. Você sente exatamente o que Katniss sente. Medo, confusão, alegria, tristeza, desespero... Tudo! E parece que estamos dentro da Arena dos Jogos, vivenciando o que ela está passando e isso dá um toque muito especial á leitura.

Um assunto que eu achei bem interessante no livro foi o fato do Pão e Circo – É quando o governo promove comida e diversão fazendo que a insatisfação popular seja diminuída. E é exatamente o que acontece no livro. Enquanto a Capital e os Distritos mais ricos – onde há uma disputa para ser escolhido como tributo – se divertem, os mais pobres sofrem (mas mesmo assim não questionam pelo medo).

Eu simplesmente adorei esse livro. Suzanne Collins escreveu uma bela trilogia e que, como Harry Potter, o foco não é o romance, mas sim a batalha de Katniss contra a Capital, contra a morte e para um mundo mais justo.

Não há um momento que você pare de diga que está chato. Tudo que consegui fazer foi ler todo o tempo que dava por horas, já que é viciante e dá gostinho de quero mais quando o livro acaba.

Obs: Como disse em Percy Jackson, não compare o filme com o livro. Apesar de o filme ser parecido, o livro, como sempre, é muito melhor.

4 comentários:

  1. também concordo, o livro é bem melhor que o filme, o livro te prende, tem momentos que você não consegue parar de ler, pelo menos eu fui assim, principalmente na parte q eles entram jogos...
    abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, eu fui exatamente assim!
      Eu tava morrendo de medo de começar a ler e ser ruim, mas eu realmente adorei.
      Abraços!

      Excluir
  2. Ah!! Eu ainda não li acredita??? rsrs acho que sou a única.
    Mas to doida pra ler e gostei muito da sua resenha, pois é muito bom lermos um livro sem achar chato como vc disse.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir